Principal Disciplinas Graduação
Disciplinas da Graduação

GET101 - Entomologia Geral

Docentes Responsáveis: Brígida (coordenadora) , César, Alcides, Luís Cláudio

Síntese: Introdução à entomologia, com ênfase na importância dos insetos e seu sucesso biológico. Os insetos no Reino Animal, características de Arthropoda e as Classes mais importantes. Coleta, matança, montagem, etiquetagem e conservação de insetos jovens e adultos. Morfologia externa: estudo do exoesqueleto, cabeça, tórax e abdome nos insetos. Morfologia interna: estudo dos aparelhos digestivo, circulatório, respiratório, reprodutor, sistema nervoso, glândulas e órgãos dos sentidos. Reprodução e fases do desenvolvimento, controle da ecdise e metamorfose. Estudos das Ordens de importância agrícola, seus representantes mais importantes, insetos predadores, parasitos e/ou parasitóides.

Ementa: get101_entomologia_geral.pdf

GET102 - Entomologia Aplicada

Docentes Responsáveis: Rosangela (coordenadora), Geraldo

Síntese: Desde as mais remotas eras o homem iniciou a luta contra as pragas, uma vez que os danos causados por elas são de grande importância econômica e acarreta enormes prejuízos em todo o globo terrestre. As culturas agrícolas de expressão em todo o país tem problemas relativos a ocorrência de insetos praga, o que leva a necessidade de estudos sobre a sua biologia, ecologia e danos causados às plantas cultivadas. Também dentro desse contexto, leva a procura de meios de controle dos mesmos para se evitar ou diminuir perdas e prejuízos. Assim a adoção de técnicas de manejo de pragas é um processo irreversível, não só pela conscientização dos problemas do meio ambiente mas também da racionalidade no emprego de métodos que servirão para o controle dos insetos praga de grande importância agrícola. Além disso, na tomada de decisão de controle de um inseto-praga deve-se considerar o agro-ecossistema como um todo e o Receituário Agronômico como sendo o suporte legal do Manejo Integrado de Pragas.

Ementa: get102_entomologia_aplicada.pdf

GET103 - Manejo Integrado de Pragas Florestais

Docentes Responsáveis: Ronald (coordenador)

Síntese: A disciplina tem como objetivo fornecer aos futuros profissionais da área, conhecimento básicos sobre a diversidade de insetos que ocorrem em florestas, sejam elas naturais ou implantadas, bem como suas relações com todo o ecossistema. As informações transmitidas permitirão também, ao profissional, reconhecer estes agentes que direta ou indiretamente provocam a redução da produtividade florestal, ou comprometem a qualidade final da madeira. Essas informações permitirão definir técnicas de controle eficientes, práticas e racionais, viabilizando desta forma o manejo adequado das áreas florestais.

Ementa: get103_manejo_integrado_de_pragas_florestais.pdf

GET104 - Doenças e Pragas de Pastagens

Docentes Responsáveis: Stephan Carvalho (coordenador) e Paulo Estevão Souza (Depto. Fitopatologia)

Síntese: A disciplina aborda os tópicos de introdução à entomologia, principais métodos de controle de pragas de pastagens, manejo integrado de pragas e bioecologia e manejo de pragas de pastagens, fornecendo aos futuros profissionais da área de zootecnia conhecimento suficiente para manejar pragas de pastagens.

Ementa: get104_doencas_e_pragas_de_pastagens.pdf

GET105 - Manejo Integrado de Pragas

Docentes Responsáveis: Ronald, Geraldo

Síntese: A disciplina tem como objetivo transmitir conhecimentos básicos sobre integração de estratégias e táticas utilizadas no manejo integrado de pragas. Inclusive, conhecimentos sobre seletividade e resistência de insetos aos inseticidas. Realização de visitas em culturas para diagnose e amostragem de insetos-praga, verificação de equipamentos de aplicação e locais para descarte de embalagens vazias. Diagnóstico, prescrição e elaboração de receitas agronômicas.

Ementa: get105_manejo_integrado_de_pragas.pdf

GET106 - Controle Biológico de Pragas

Docentes Responsáveis: Luís Cláudio (coordenador), Rosangela

Síntese: A disciplina tem como objetivo transmitir conhecimentos básicos sobre os inimigos naturais dos insetos-praga: parasitóides predadores e patógenos. Apresentar os tipos de controle biológico, conceitos de regulação e controle de populações, controle microbiano, programas de controle biológico, criação massal de parasitóides e predadores e produção de entomopatógenos. Também irá tratar de insetários comerciais de insetos benéficos e controle de qualidade de inimigos naturais, para aprimoramento das técnicas de manejo de insetos-praga.

Ementa: get106_controle_biologico_de_pragas.pdf

GET107 - Apicultura e Sericicultura

Docentes Responsáveis: Stephan Carvalho (coordenador)

Síntese:

- APICULTURA - Esta parte da disciplina tem como objetivo básico, fornecer aos alunos os conhecimentos mínimos e indispensáveis da criação de abelhas e sua importância para o homem. São também abordados aspectos morfológicos, biológicos, comunicação e orientação no manejo com abelhas. Estudo de equipamentos apícolas, instalações, produtos das abelhas, plantas de interesse apícola, criações especiais, tratamento da cera, captura de enxames, pragas e doenças das abelhas.

- SERICICULTURA - Princípios básicos que norteiam a criação de base e racional do bicho-da-seda e sua importância no Brasil e no mundo. É também abordado a cultura da amoreira em seus principais aspectos fitotécnicos, as benfeitorias e sua localização, e equipamentos de base. Outra parte forte refere-se a criação propriamente dita do bicho-da-seda, envolvendo todas as etapas de uma criação moderna deste inseto. Finalmente são estudados aspectos da tecnologia sericícola no que concerne ao casulo, à seda e todos os principais parâmetros relativos a esse produto.

Ementa: get107_apicultura_e_sericicultura.pdf

GET108 - Ecologia Química

Docentes Responsáveis: Maria Fernanda G. V. Peñaflor (coordenador)

Síntese: O objetivo da disciplina Ecologia Química é proporcionar um conhecimento sobre a importância dos compostos químicos nas interações comportamentais e ecológicas entre seres vivos. Para isto serão abordados os seguintes temas: 1) Ecologia química no contexto evolutivo; 2) Definição e classificação de semioquímicos; 3) Interações intraespecíficas envolvendo plantas e animais; 4) A importância de aleloquímicos nas interações entre plantas (alelopatia); 5) Aleloquímicos nas interações entre predadores e presas e entre plantas e herbívoros (alomônios e cairomônios); 6) Substâncias químicas envolvidas em interações mutualísticas entre plantas e polinizadores e em interações tritróficas (sinomônios); 7) Interações químicas entre culturas e plantas associadas; 8) Semioquímicos como ferramenta no controle de pragas. 9) Propriedades químicas de plantas associadas à resistência contra artrópodes pragas. 10) Produtos naturais no controle de pragas. 11) Ecologia química de pragas de importância veterinária.


- Ementa: get108 ecologia quimica.pdf