Principal Linhas de Pesquisa
Linhas de Pesquisa

Controle Biológico de Pragas

Estudo de parasitóides, predadores e patógenos no controle biológico de pragas agrícolas e florestais. Avaliação e impacto quanto à viabilidade do uso desses agentes em programas de controle biológico, tanto a nível de campo quanto em ambientes protegidos. Estudos biológicos e ecológicos dos inimigos naturais e de seus hospedeiros/presas,  e táticas de conservação de inimigos naturais de pragas em áreas agrícolas.

Manejo Integrado de Pragas

Estudo sobre métodos alternativos de controle de pragas da parte aérea ou do solo, como resistência de plantas e uso de semioquímicos, visando principalmente a preservação dos agentes de controle natural, o uso de defensivos agrícolas seletivos a inimigos naturais, a preservação do meio ambiente e determinação dos níveis de dano das pragas de importância agrícola e florestal, incluindo, também, técnicas de amostragem e monitoramento de populações.

Resíduos de Pesticidas em Produtos Agrícolas e no Ambiente

Estudos sobre a absorção, translocação, distribuição e degradação dos pesticidas nas plantas cultivadas. Estudos sobre o transporte e degradação dos pesticidas em solos. Investigação sobre os fatores que governam o destino dos pesticidas em solos. Desenvolvimento de modelos de simulação para avaliação de riscos de contaminação de fontes de água com resíduos de pesticidas.