Principal O Departamento Estrutura
Estrutura do Departamento

Administração

Chefia - Luís Cláudio Paterno Silveira

Subchefia - Brigida Sousa

Coordenadoria do Curso de Pós-Graduação - Brigida Sousa

Sub-coordenadoria do Curso de Pós-Graduação - Martin Pareja

Laboratórios

Laboratório de Controle Biológico

Desenvolvimento de pesquisas com parasitóides e predadores de pragas das principais culturas de importância econômica para o país.

Laboratório de Toxicologia

Realização de estudos detalhados sobre resíduos de inseticidas em produtos agrícolas e no ambiente. Desenvolvimento e/ou adaptação de modelos matemáticos para a simulação da lixiviação de inseticidas em solos.

Laboratório de Manejo Integrado de Pragas

Desenvolvimento de estratégias e táticas de controle de insetos-praga dentro da filosofia do Manejo Integrado de Pragas (MIP). Determinação de injúria e dano econômico de insetos-praga de diversos sistemas agro-florestais.

Laboratório de Biologia dos Insetos

Desenvolvimento de dietas artificiais para a criação de insetos fitófagos, utilizados em estudos de: resistência de plantas a insetos, criação de parasitóides e/ou predadores e avaliação da interação inseto x planta x inimigos naturais.

Laboratório de Ecologia dos Insetos

Estudos sobre ecologia de insetos, como desenvolvimento de métodos de amostragem, tipos de armadilhas para coletas e captura de insetos e a infra-estrutura para o desenvolvimento de pesquisas nessa área.

Laboratório de Patologia de Insetos

Destinado aos estudo sobre organismos entomopatogênicos, como isolamento, multiplicação, identificação e testes de patogenicidade.

Laboratório para Estudos de Seletividade

Possui estrutura para desenvolvimento de estudos na área de fisiologia e comportamento de insetos, além de trabalhos com seletividade de inseticidas à inimigos naturais.

Laboratório de Criação de Insetos

Destinado à criação de insetos hospedeiros de inimigos naturais para dar suporte aos estudos de controle biológico.

Laboratório de Entomologia Florestal

Desenvolvimento de trabalhos com insetos-praga de florestas, criação de insetos florestais, principalmente formigas cortadeiras, cupins e lagartas para estudos de bioecologia e controle. Estudos sobre monitoramento e controle de pragas florestais.

Laboratório de Formigas Bioindicadoras

Possui estrutura para a triagem, montagem e identificação de formigas, usadas em estudos de bioprospecção e de monitoramento e bioindicação de qualidade ambiental de sistemas agroflorestais e de recuperação de áreas degradadas.

Laboratório de Apicultura

Esse setor do Departamento de Entomologia da UFLA é um dos mais ativos setores da Instituição e do Departamento. Oferece desde 1983 um curso normal e semestral aos alunos de graduação em Zootecnia e optativo aos alunos do curso de Agronomia e Engenharia Florestal dessa Universidade. Consta de todos os materiais básicos e equipamentos indispensáveis ao desenvolvimento da pesquisa em apicultura, salientando-se um conjunto para laminar e alveolar ceras. Desde 1987 o Departamento presta um dos mais importantes serviços de extensão a todos os apicultores interessados em adquirir cera de qualidade para um manejo apropriado das suas colméias. Além desses serviços, o setor de apicultura presta um serviço de apoio inestimável ao próprio Departamento, pois através da criação das abelhas dispomos de todos os produtos (mel, cera, própolis, pólen, geléia real, etc) que são indispensáveis ao desenvolvimento de inúmeras pesquisas nos mais diversos laboratórios do Departamento de Entomologia, salientando-se as aulas teóricas e práticas de morfologia, toxicologia, fisiologia e pesquisas com testes de produtos sobre sua seletividade para determinados insetos úteis.

Sala de Equipamentos Especiais

Possui diversos equipamentos que dão apoio técnico aos vários laboratórios do Departamento como microscópios biológicos, microscópios estereoscópicos, câmaras fotográficas, micro computadores, câmara de fluxo e equipamento para medição de alimentação estiletar de insetos sugadores (electric penetration graphic), fitotrons, dentre outros.

Museu de Entomologia

O Museu Regional de Entomologia "Ubirajara Martins" abriga uma coleção de referência representativa dos insetos coletados em diversas partes do pais, principalmente na região de Lavras (MG). Os espécimes, preservados segundo as técnicas recomendadas em cada caso, abrangem tanto a fauna geral como aquela que, de uma forma ou de outra interfere na vida do homem. Desse modo, há insetos que atacam as plantas cultivadas causando danos econômicos à agricultura, e aqueles que são úteis seja pelo controle natural dos insetos-praga ou pelo fornecimento de produtos utilizados pelo homem.

Casas de Vegetação

O Departamento de Entomologia possui casas-de-vegetação com controle de temperatura e sistema de irrigação automático, permitindo a condução de experimentos sob condições ambientais controladas.

Auditório

O Departamento de Entomologia possui moderno auditório com capacidade para 80 pessoas, equipado com diversos recursos audiovisuais, onde são realizados palestras e eventos dos mais variados tipos.

Sala de Computação

Possui diversos computadores para uso dos alunos de graduação e pós-graduação.